A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva em que o paciente apresenta principalmente tremor, rigidez e lentidão de movimentos. Ainda não há cura para a DP, mas existem tratamentos sintomáticos eficazes, dentre os principais e mais modernos estão a cirurgia de estimulação cerebral profunda.
O que é estimulação cerebral profunda?
A estimulação cerebral profunda, conhecida pela sigla inglês DBS (Deep Brain stimulation) é um procedimento neurocirúrgico seguro e bem estabelecida para pacientes com doença de Parkinson, tremor essencial e Distonia.
Como funciona?
São implantados pequenos eletrodos no cérebro e conectado a um gerador ou “marcapasso”, a partir deste dispositivo são emitidos estímulos que controlam o tremor, a rigidez, lentidão de movimentos e a discinesia. Também é capaz de reduzir a quantidade de levodopa utilizada e dessa forma reduzir os efeitos colaterais trazendo qualidade de vida.
Beneficios da estimulação cerebral profunda
- Minimamente invasiva: apesar de ser uma cirurgia intracraniana, a introdução do eletrodo cerebral é feita por um pequeno furo
- Recuperação rápida: o período de internação varia de 2-3 dias e por ser pouco invasivo o retorno as atividades é rápido;
- Melhora dos sintomas: controle do tremor, rigidez, da lentidão dos movimentos e da discinesia trazendo qualidade de vida e independência
- Redução das medicações: em alguns pacientes observamos uma redução de até 80% da dose das medicações após a cirurgia
Indicações mais comuns
- Tremor , rigidez e lentidão no paciente com Parkinson primario
- Discinesias causas por levodopa: alguns paciente apresentam movimentos involuntários ou discinesia após uso do levodopa, a cirurgia auxilia no controle desse sintoma;
- Flutuações motoras
- Intolerância medicamentosa: alguns pacientes até apresentam melhora com os medicamentos mas tem efeitos colaterais, tão ruins quanto os sintomas da doença;
- Outras patologias: distonia, epilepsia e tremor essencial de difícil controle são outras indicações da estimulação cerebral profunda.
A estimulação cerebral profunda no INMMEA
No INMEA – Instituto de Neurologia e Medicina Avançada, temos orgulho de oferecer tecnologias de última geração para o tratamento dos Disturbios de movimento, principalmente a doença de Parkinsin. Nossa equipe de especialistas trabalha de forma integrada para desenvolver planos de tratamento personalizados, garantindo que cada paciente receba o melhor cuidado possível.
- Avaliação Detalhada: Realizamos uma análise completa da condição do paciente para determinar a indicação do procedimento cirúrgico.
- Equipamentos Avançados: Utilizamos dispositivos de alta tecnologia que oferecem precisão e eficácia comprovadas.
- Acompanhamento Contínuo: Após o procedimento, monitoramos o progresso do paciente e ajustamos o tratamento conforme necessário.
Depoimentos de Quem Já Experimentou
“Excelente em tudo !! Profissional maravilhosa! Sem dúvidas mudou minha vida!! Cirurgia de Parkinson!
Conclusão
A cirurgia de estimulação profunda é um procedimento de baixo risco que melhora os sintomas do Parkinson, distonia e tremor essencial melhorando a independência, trazendo qualidade de vida e mudando a vida dos pacientes com estas doenças.